Náufrago Digital

Náufrago Digital é um blog sobre, games, cinemas, livros, séries, um pouco sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais.

Desvendando os Mistérios do Hard Mode: Liberdade e Desafio nos Jogos

Desvendando os Mistérios do Hard Mode: Liberdade e Desafio nos Jogos
Em algumas ocasiões casualmente me deparo com a discussão sobre o tal do “Hard Mode” em jogos, Eu acredito que a discussão sobre os modos de jogos é desnecessária, afinal todos deveriam poder jogar como quiserem, mas dessa vez eu resolvi deixar a preguiça de lado e tentar colocar no papel um pouco sobre o que eu acho desse assunto.

Começando por onde eu acredito ser a origem dos modos de dificuldade, durante a criação dos primeiros jogos para arcade que aqui conhecemos como fliperamas o objetivo era fazer com que os jogadores gastassem mais fichas. então fazia sentido os jogos serem extremamente difíceis a ponto de você não conseguir zerar o jogo com apenas uma ficha, vida ou continue.

Quando chegamos na era dos consoles com a limitação da capacidade dos cartuchos, os jogos ficavam relativamente pequenos então com o objetivo de aumentar o tempo de jogo eles eram por padrão mais difíceis, no entanto aqui começavam alguns jogos a apresentar a seleção de dificuldade.

Mas não eram raros os casos em que na dificuldade mais fácil, o jogador não fosse capaz de concluir o jogo, não por inaptidão mas sim por que ao chegar em algum estágio ou ponto específico o jogador acabaria recebendo avisos que só seria possível enfrentar a batalha final, ou ver o verdadeiro final no modo normal ou mais complicado ainda no hard.

Desvendando os Mistérios do Hard Mode: Liberdade e Desafio nos Jogos 1
O Jogo Killer Instinct do Super Nintendo deixava o chefe final de fora caso você jogasse no Easy

O tempo passou as limitações que existiam hoje praticamente desapareceram, e essa questão do modo difícil, acabou se tornando uma característica de alguns jogos, que estão lá apenas pela vontade dos seus desenvolvedores

Sendo assim podemos dizer que o modo normal, o padrão, do jogo deve ser o modo que o criador pensou o jogo, fazendo ajustes para deixar o jogo mais fácil ou mais difícil quando assim selecionado pelo jogador.

Essa discussão sobre os modos de jogos eu acredito ser realmente desnecessária, pois no final da partida  qual o prejuízo existe em jogar em qualquer um dos modos?

No final das contas a escolha depende exclusivamente de você como jogador, Se você quer ter a experiência como foi desenhada originalmente pelo criador, você joga no normal.Se quiser  um desafio maior, você joga no hard. Caso queira se divertir sem a pressão das habilidades ou não tem muito tempo para jogar, você joga no easy.

Desvendando os Mistérios do Hard Mode: Liberdade e Desafio nos Jogos 3
Ornstein e Smough foram meus algozes em Dark Souls levei muito tempo para passar por eles e com certeza se houvesse o modo fácil eu usaria aqui.

 Seja por qual motivo você esteja jogando essa é uma atividade que tem o objetivo, divertir, então se para mim o divertido é passar perrengue de 2 dias para vencer um chefe sem olhar o detonado na internet isso só diz respeito a mim. se eu prefiro apenas passar correndo para curtir a história ou as cutscenes eu podendo escolher o easy isso também só diz respeito a mim.

Esse assunto já percorreu a internet por algumas vezes e uma personagem que eu acredito ser o grande motor dessa discussão são justamente os jogadores que por terem vencido um jogo no modo difícil, platinado, ou algum souls-like que são tidos como difíceis. Acreditam que por terem alcançam esta “conquista” tem o direito  a  algum tipo de titulação

 diferente de qualquer outro jogador  que quis curtir o jogo no modo fácil apenas porque gosta da história da trilha sonora, ou quer entender do que a internet está falando.

E quando essa discussão não é suficiente  aí começa a  discussão sobre como você terminou o jogo, que arma você usou, qual era a classe do personagem, como se houvesse um jeito certo de terminar um jogo.

Mas sendo sincero  essa  segregação no final acaba afetando apenas os que jogam para divertir ou outros ao invés de para curtir o jogo em si. assim você acaba se preocupando mais com o que os outros pensam sobre  o que você  joga e como você está jogando do que curtindo o jogo por si mesmo. No final, o importante é se divertir com os joguinhos que tanto amamos.

Me deixa agora a me conte agora o que você acha sobre o Hard Mode ou com o Easy Mode nos nossos joguinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *