Algumas coisas sobre a Trilogia Matrix

Matrix, o primeiro capitulo da trilogia foi um dos filmes que trouxe grandes revoluções para o cinema, apresentando novas técnicas de filmagem, efeitos especiais e outras pequenas coisas. Eu só posso acrescentar que  este filme encontrou  um jeito diferente de contar uma história. bullet timeOuso dizer o absurdo e considerar que Matrix fez para os anos 2000 o que Star Wars fez nos anos 70 e 80- Revolucionou como vemos os filmes atualmente.

Mas nem tudo foram flores para este filme. Eis que saem duas continuações (Matrix Reloaded e Matrix Revolutions ) em muitos aspectos assim como seu primeiro capitulo foram revolucionários e apesar de grande parte das pessoas não gostar nem um pouco, eu faço parte da minoria, gostei da trilogia. Sim eu entendo que  o roteiro tem furos.

Eu gosto de filmes que em algum aspecto conseguem te envolver na estória de maneira que cada expectador tenha sua própria teoria dos porquês, e de para que? Você tem o trabalho de entender a história, pois o próprio autor não a conclui a partir  de um determinado ponto, sua imaginação ou sua atenção a mensagens sutis durante o filme vão te dizer como tudo acabou isto acontece no primeiro Matrix que sem duvida é o melhor.

 

Nele muitos dos morfeus vem vempersonagens, e das situações mencionadas não são concluídos, por exemplo Quem é o Oraculo; ou como funciona a Resistência. Enquanto no segundo filme, alguns pontos de interrogação são respondidos, muitos outros novos são criados, não ignoro o fato de alguns pontos até básicos da história contada no primeiro filme terem sido absurdamente alterados. oque vou dar pequeno exemplo que acontece durante a perseguição na FreeWay o Agente Johnson, que se apresenta como um “melhorado” (upgrade) luta com Morpheus sobre um caminhão em movimento, a cena é umas que mais gosto neste filme, mas não dá para ignorar que no primeiro filme Morpheus leva uma linda surra do Agent Smith, e neste ele parece lutar quase de igual para igual com o upgrade.

 

agente jhonson desvia de balas mas não desvia de espada
agente Jhonson desvia de balas mas não desvia de espada

Não bastando isso os agentes que como nós lembramos conseguem desviar de balas, mas não conseguem desviar da lamina de uma espada? Acho pouco provável.

Dragon Ball Z e sua luta de 5 minutos mais demorada
Dragon Ball Z e sua luta de 5 minutos mais demorada

Ignorando estas poucas situações  a estória prossegue já que o objetivo era deixar brechas e situações em aberto para o terceiro filme. Matrix Revolutions poderia com certeza ser o episódio que amarraria todas as pontas da saga, e realmente conclui alguns eventos antes apresentados, mas ele deixa algumas das situações apenas subentendidas. Dos três este é o com mais cenas de ação, focando por muito tempo na batalha de Zion, e no fim da Jornada do Escolhido -Que finalizou com uma grande homenagem da Dragon Ball Z.

 

As pontas soltas que faziam parte do enredo principal foram amarradas, e as que ficaram soltas para mim não fizeram qualquer diferença enquanto eu assistia o filme, como eu disse acho que a intenção era realmente instigar a audiência a juntar tudo o que eles apresentaram e concluir nós mesmos a história como nós a entendemos.

 

Por tudo isso acho que A trilogia Matrix não são filmes do tipo de filme que explica cada detalhe da trama, embora algumas brechas sejam incidentais acho que algumas estão lá para instigar quem está assistindo. Ou ainda para que fosse explorado em outras estórias este universo. Mas depois das duras criticas a esta trilogia é mais provável num futuro distante surja um reboot ou um spin-off, do que continuar esta historia de alguma forma.

 

Neo Na chuvaClaro que respeito a opinião dos profissionais do cinema, mas eu como um espectador que muito gostou da saga de Neo, considero estes como grandes filmes e que sempre vão ter um espaço entre os meus favoritos.

Facebooktwitterredditpinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *