2 coisas que me decepcionam em podcasts

Quando eu comecei a ouvir podcasts, eu achei ele uma excelente opção para me distrair na ida e na volta do trabalho, alguns pela temática que tinha mais a ver com o que eu gostava de ouvir, outros por que era um assunto que eu gostaria de aprender mais.

já ouço alguns a pelo menos 5 anos, então eu percebi a evolução da mídia e tem algumas coisa que me incomodam

 

1 – Um podcast temático sem tema.

É Verdade que alguns podcasts conseguem falar por mais de uma hora sem um tema fixo, Mas existe uma diferença em você começar a falar de alguma coisa e quando vê só saiu groselha, mas todo mundo estava ali se divertindo.  Outra coisa é quando você intencionalmente não quer falar de assunto nenhum. no melhor estilo vamos fazer isso só para não ficar sem conteúdo essa semana. Isso me lembra muito o porque eu me afastei do rádio e da televisão, que por terem a obrigação de periodicidade, fazem as coisas apenas por fazer e o resultado acaba, uma b.. (coisa ruim). Seus fãs  podem exigir conteúdo periódico ! Mas e você pessoa do podcast vai fazer periódico porque tem o que falar, ou só vai fazer para dizer que é periódico?

O tema é não tem tema (???)

2 – Patreon, Padrim,e outros

A minha visão inicialmente sobre podcast era  o mesmo que dos blogs que vieram antes deles, era feito por pessoas que gostavam do que faziam, para A GRANDE MAIORIA era um passatempo, para outros uma a vitrine do seu trabalho, em alguns casos, se você fizesse tudo certo, poderia até render algum dinheiro. Mas se assim como por exemplo esta minha página, a audiência não fosse tão grande, vc acabaria tendo que desembolsar dinheiro para manter a o site no ar. Em algumas raras situações tem pessoas que estão disposta a fazer uma doação para o seu trabalho uma forma de ajudar a você manter o seu site/serviço/podcast no ar, até aqui tudo bem, afinal você faz isso por que gosta.

Dinheiro , dinheiro dinheiro!!

O problema é que atualmente eu vejo que a questão de financiamento pela base de fãs está a poucos instantes de ficar obrigatória. Oque me incomoda por que daí por diante essas pessoas  vão viver do dinheiro dos seus fãs, com a promessa de que só vão fazer podcast da vida. O que me obriga a perguntar : isso  vai melhorar o conteúdo? E outra questão que tenho  para você pessoa do podcast é que eu sei  em alguns casos o seu trabalho no podcast, pode te levar a uma visibilidade, e como consequência te garantir coisas boas com relação a carreira  com uma boa proposta financeira, você vai deixar seus fãs/chefes na mão e vai ficar com a sua carreira de sucesso pelo mundo ou vai honrar o dinheiro que eles deram para você que com certeza não era fazer sua carreira, e sim para comprar equipamentos e pagar as contas do site. etc. etc etc

Se a maneira de fazer doação não fosse periódica eu em algumas situações teria feito doações.

Não me entendam errado  existe espaço para podcasts profissionais, e existem grandes exemplos de que é possível ganhar dinheiro fornecendo conteúdo desta forma. Mas se você acha que usar as pessoas que te admiram,e se inspiram em você são seu banquinho particular. você não merece a admiração que vc recebe

Facebooktwitterredditpinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *